Formação continuada de professores na graduação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp65-84Palavras-chave:
Formação de professores; Capacitação docente; Revisão integrativa da Literatura; Pesquisa Qualitativa.Resumo
Os avanços da atual sociedade têm influenciado as diferentes áreas do conhecimento, incluindo o âmbito da saúde. Diante disso, torna-se relevante a formação ininterrupta de professores. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar evidências literárias sobre as formas e requisitos utilizados para capacitação continuada de professores, com possível aplicação na graduação em saúde. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, realizada a partir de seis etapas: Pergunta de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, categorização, avaliação, interpretação e redação final. As bases de dados utilizadas para a realização das buscas foram MEDLINE, LILACS, CUMED, BDENF, SCOPUS, ERIC, SCIELO e Web of Science. Foram incluídos estudos primários, com ano de publicação entre 2014 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol, relacionados a temática proposta. Resultados: A busca em base de dados resultou na seleção de 32 artigos dos quais foram extraídas dez categorias: Tecnologia da Informação e Comunicação, Reflexão da prática, Workshop, Cursos de formação pedagógica, Problem-Based Learning, Desenvolvimento de competências, Design Thinking, Educação à distância, Taxonomia de Bloom, e Personificação. Conclusões: No âmbito educacional, há uma ampla diversidade de formas e condições necessárias à capacitação docente, considerando as especificidades do contexto, que podem subsidiar a qualificação do ensino ofertado nos espaços educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Rodolfo de Oliveira Medeiros, Elza de Fátima Ribeiro Higa, Maria José Sanches Marin, Carlos Alberto Lazarini, Monike Alves Lemes
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.