Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores ao discutir coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades

Autores

Palavras-chave:

formação contínua de professores, oportunidades de aprendizagem, aprendizagem de professores de matemática, discussões coletivas, ensino de álgebra, padrões e regularidades

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa que se propôs a identificar e compreender como oportunidades de aprendizagem profissional emergem quando professores discutem e analisam coletivamente uma aula da escola básica envolvendo padrões e regularidades. O estudo foi desenvolvido sob a perspectiva qualitativa-interpretativa e os dados analisados são constituídos por protocolos de resolução de tarefas formativas, áudios e vídeos colhidos ao longo de um processo de formação continuada. Os resultados do estudo apontam que as tarefas de aprendizagem profissional favoreceram que os professores discutissem o conhecimento dos estudantes e do ensino acerca de padrões e regularidades. Observou-se que o formato destas tarefas, contendo registros de prática, aliado às ações do formador durante as discussões coletivas, possibilitaram aos participantes diferenciar e entender os processos de raciocínio dos estudantes, como o uso da representação tabular na compreensão do pensamento algébrico. Por fim, identificou-se ainda a relevância das oportunidades de aprendizagem que os professores vivenciaram, quando validaram e repensaram, juntamente com a própria professora da turma, as escolhas e decisões tomadas por ela no decorrer de sua aula.

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

Ribeiro, A. J. ., Aguiar, M., & Trevisan, A. L. . (2020). Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores ao discutir coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades. Quadrante, 29(1), 52-73. Obtido de https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/542

Edição

Secção

Artigos