Concepções, crenças e conhecimento — afinidades e distinções essenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22852

Palavras-chave:

Conhecimento do professor, Concepções, crenças e conhecimento, Sistemas conceptuais

Resumo

Propõe-se neste texto uma análise teórica cujo objectivo principal é discutir em confronto, e procurar elucidar, alguns conceitos chave utilizados com muita frequência na investigação sobre o pensamento ou o conhecimento do professor (teacher thinking e teacher knowledge, na literatura em língua inglesa). Depois de uma justificação da razão e importância da investigação nesta área, analisam-se os conceitos de concepção, crença e conhecimento, confrontando-os e confrontado perspectivas de vários autores, propondo distinções e afinidades entre esses conceitos: entre concepção e conhecimento, concepção e crença, entre crença e conhecimento. Discute-se também, a natureza e papel dos sistemas conceptuais, como se caracterizam e organizam, e também como esses sistemas, enquanto conjunto de concepções e crenças se constituem e evoluem.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Guimarães, H. M. (2010). Concepções, crenças e conhecimento — afinidades e distinções essenciais . Quadrante, 19(2), 81–102. https://doi.org/10.48489/quadrante.22852

Edição

Secção

Artigos