Contribuição para uma ética de investigação educacional: Alguns exemplos e sugestões
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22675Resumo
Perante o recente desenvolvimento da investigação educacional em Portugal, urge reflectir sobre questões éticas que se prendem com a realização de projectos de pesquisa. Este artigo procura apresentar pistas que possam servir de base a uma reflexão sobre alguns direitos e deveres dos investigadores bem como de outros agentes de investigação educacional. A análise de alguns exemplos mostra que tem surgido, em investigação educacional, uma grande variedade de questões éticas. Implicações resultantes da manipulação de variáveis em estudos experimentais, repercussões da publicação de resultados, direitos dos participantes, relativos não só ao anonimato e à confidencialidade, mas também ao reconhecimento público da sua participação, são alguns dos aspectos que têm merecido a atenção dos investigadores. Em qualquer tipo de investigação educacional, compete ao investigador tomar decisões relativas a questões éticas que surjam no decorrer da investigação, prevenindo situações de prejuízo para qualquer dos intervenientes e evitando situações de coacção ou de abuso de poder. Em investigação educacional a colaboração voluntária deve e, em geral, pode ser conseguida. A salvaguarda de princípios éticos deve ser uma das preocupações dos investigadores e deveria estar patente em qualquer relatório de investigação e, em particular, nas teses, sejam elas de mestrado ou de doutoramento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.