Chamada de artigos: número temático 2023
Editores convidados:
Nélia Amado, Universidade do Algarve, Portugal, email: namado@ualg.pt
Pietro Di Martino, Universidade de Pisa, Itália, email: pietro.di.martino@unipi.it
A Quadrante é uma revista que publica artigos de investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem da matemática. É com grande satisfação que anunciamos que, em 2023, esta revista de investigação em educação matemática, publicada em Portugal, dedica um dos seus números ao tema Afetos na Educação Matemática (número 2 do volume 32).
O conhecimento atual permite-nos afirmar inequivocamente que os fatores afetivos desempenham um papel fundamental no ensino e aprendizagem da matemática (Hannula et al., 2016). A investigação produzida em todo o mundo tem feito progressos visíveis e mostrado uma influência mútua entre o afeto e o pensamento matemático, dando um claro sinal da importância do desenvolvimento afetivo dos alunos relativamente à matemática (Liljedahl et al., 2020). É de destacar igualmente a crescente relevância que tem sido atribuída aos fatores afetivos por diversas instituições internacionais, entre as quais a OCDE, em particular nas avaliações do PISA que têm vindo a prestar atenção a fatores como o bem-estar dos alunos, a ansiedade e as emoções relacionadas com a escola. Este é, portanto, um tema decisivo, muito atual e da maior relevância para investigadores, educadores matemáticos, professores de matemática, pais e famílias, tanto em Portugal como no mundo.
Para este número temático, encorajamos e acolhemos contribuições que apresentem trabalhos de pesquisa originais e de alta qualidade, trazendo avanços e desenvolvimentos sobre este tema, podendo contemplar, entre outros, os seguintes focos:
O papel dos fatores afetivos na aprendizagem da matemática; aqui incluem-se estudos em todos os níveis de ensino, nomeadamente contemplando resultados e conclusões de projetos locais, nacionais ou internacionais. Também poderão ser abordadas questões mais específicas, tais como:
- A relação entre afeto e desempenho escolar em matemática, sucesso e insucesso na aprendizagem da matemática, as expetativas académicas e pessoais dos alunos, etc.
- O interesse, a motivação, a autoconfiança e o gosto dos alunos na resolução de problemas matemáticos, na modelação matemática, na educação STEAM e na utilização das tecnologias.
- A influência do afeto na participação e envolvimento dos alunos nas aulas de matemática e em ambientes fora da escola, incluindo na aprendizagem da matemática em contexto virtual e online.
- Estudos sobre identidades, atitudes, crenças, emoções, valores e o seu desenvolvimento nos alunos.
- Estudos sobre identidades, atitudes, crenças, emoções, valores e o seu desenvolvimento na formação inicial e continua de professores.
Discussões teóricas acerca dos constructos afetivos na educação matemática, nomeadamente as suas relações com os constructos cognitivos e com perspetivas didáticas do ensino e aprendizagem da matemática.
Revisões de literatura e meta-análises que abordem o afeto e as dimensões afetivas no ensino e aprendizagem da matemática.
Os artigos, de caráter teórico ou empírico, devem ser originais e enquadrados no tema do número temático. O manuscrito pode ser escrito em Português, Espanhol, Inglês ou Francês, não devendo exceder 8000 palavras e cumprindo as regras de publicação da Quadrante:
https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/about/submissions
As propostas de artigos serão submetidas a um processo de revisão anónima por pares.
Data limite de submissão: 15 de maio, 2023
Referências
Hannula, M., Di Martino, P., Pantziara, M., Zhang, Q., Morselli, F., Heyd-Metzuyanim, E., Lutovac, S., Kaasila, R., Middleton, J. A., Jansen, A., & Goldin, G. A. (2016). Attitudes, beliefs, motivation and identity in mathematics education: An overview of the field and future directions. ICME-13 Topical Surveys. Springer Open. https://doi.org/10.1007/978-3-319-32811-9_1
Liljedahl, P., Schukajlow, S., & Cooper, J. (2020). ERME Column - Introducing CERME Thematic Working Group 8 – Affect and Teaching and Learning of Mathematics. EMS Newsletter (September 2020), 47–48. https://ems.press/content/serial-article-files/11811
Ler mais sobre Chamada de artigos: número temático 2023