Notícias

Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática recebe manuscritos em fluxo contínuo. A revista publica artigos que decorram de estudos empíricos e artigos de reflexão teórica que se centrem em questões relacionadas com o ensino e a aprendizagem da matemática e a formação do professor que ensina matemática, nos diferentes níveis de ensino, e que constituam um contributo original para a área. A Quadrante não cobra quaisquer taxas para submissão, processamento ou publicação de artigos. Consulte as condições para submissão aqui.

  • Chamada de artigos: número temático 2023

    2023-01-18
    Afetos na Educação Matemática

    Editores convidados:

    Nélia Amado, Universidade do Algarve, Portugal, email: namado@ualg.pt

    Pietro Di Martino, Universidade de Pisa, Itália, email: pietro.di.martino@unipi.it

    A Quadrante é uma revista que publica artigos de investigação no âmbito do ensino e da aprendizagem da matemática. É com grande satisfação que anunciamos que, em 2023, esta revista de investigação em educação matemática, publicada em Portugal, dedica um dos seus números ao tema Afetos na Educação Matemática (número 2 do volume 32).

    O conhecimento atual permite-nos afirmar inequivocamente que os fatores afetivos desempenham um papel fundamental no ensino e aprendizagem da matemática (Hannula et al., 2016). A investigação produzida em todo o mundo tem feito progressos visíveis e mostrado uma influência mútua entre o afeto e o pensamento matemático, dando um claro sinal da importância do desenvolvimento afetivo dos alunos relativamente à matemática (Liljedahl et al., 2020). É de destacar igualmente a crescente relevância que tem sido atribuída aos fatores afetivos por diversas instituições internacionais, entre as quais a OCDE, em particular nas avaliações do PISA que têm vindo a prestar atenção a fatores como o bem-estar dos alunos, a ansiedade e as emoções relacionadas com a escola. Este é, portanto, um tema decisivo, muito atual e da maior relevância para investigadores, educadores matemáticos, professores de matemática, pais e famílias, tanto em Portugal como no mundo.

    Para este número temático, encorajamos e acolhemos contribuições que apresentem trabalhos de pesquisa originais e de alta qualidade, trazendo avanços e desenvolvimentos sobre este tema, podendo contemplar, entre outros, os seguintes focos:

    O papel dos fatores afetivos na aprendizagem da matemática; aqui incluem-se estudos em todos os níveis de ensino, nomeadamente contemplando resultados e conclusões de projetos locais, nacionais ou internacionais. Também poderão ser abordadas questões mais específicas, tais como:

    • A relação entre afeto e desempenho escolar em matemática, sucesso e insucesso na aprendizagem da matemática, as expetativas académicas e pessoais dos alunos, etc.
    • O interesse, a motivação, a autoconfiança e o gosto dos alunos na resolução de problemas matemáticos, na modelação matemática, na educação STEAM e na utilização das tecnologias.
    • A influência do afeto na participação e envolvimento dos alunos nas aulas de matemática e em ambientes fora da escola, incluindo na aprendizagem da matemática em contexto virtual e online.
    • Estudos sobre identidades, atitudes, crenças, emoções, valores e o seu desenvolvimento nos alunos.
    • Estudos sobre identidades, atitudes, crenças, emoções, valores e o seu desenvolvimento na formação inicial e continua de professores.

    Discussões teóricas acerca dos constructos afetivos na educação matemática, nomeadamente as suas relações com os constructos cognitivos e com perspetivas didáticas do ensino e aprendizagem da matemática.

    Revisões de literatura e meta-análises que abordem o afeto e as dimensões afetivas no ensino e aprendizagem da matemática.

    Os artigos, de caráter teórico ou empírico, devem ser originais e enquadrados no tema do número temático. O manuscrito pode ser escrito em Português, Espanhol, Inglês ou Francês, não devendo exceder 8000 palavras e cumprindo as regras de publicação da Quadrante:

    https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/about/submissions

    As propostas de artigos serão submetidas a um processo de revisão anónima por pares.

    Data limite de submissão: 15 de maio, 2023

     

    Referências

    Hannula, M., Di Martino, P., Pantziara, M., Zhang, Q., Morselli, F., Heyd-Metzuyanim, E., Lutovac, S., Kaasila, R., Middleton, J. A., Jansen, A., & Goldin, G. A. (2016). Attitudes, beliefs, motivation and identity in mathematics education: An overview of the field and future directions. ICME-13 Topical Surveys. Springer Open. https://doi.org/10.1007/978-3-319-32811-9_1

    Liljedahl, P., Schukajlow, S., & Cooper, J. (2020). ERME Column - Introducing CERME Thematic Working Group 8 – Affect and Teaching and Learning of Mathematics. EMS Newsletter (September 2020), 47–48. https://ems.press/content/serial-article-files/11811

    Ler mais sobre Chamada de artigos: número temático 2023