Práticas lectivas num contexto de reforma curricular
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22703Resumo
Este trabalho visa estudar – a partir das tarefas propostas e do discurso produzido na sala de aula – as práticas lectivas de duas professoras de Matemática (do 3° ciclo e secundário) e a sua relação com as concepções e o conhecimento profissional sobre a disciplina, o currículo, a aprendizagem e a instrução. O trabalho tem por base um curso de formação sobre as orientações dos novos programas envolvendo uma relação colaborativa entre investigadores e participantes. A metodologia é qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso. A recolha de dados resultou de sessões de trabalho conjunto, entrevistas, observações, registos vídeo, reflexão sobre as aulas observadas e vídeo-registadas e reflexão escrita no final do curso.
A análise de dados teve por base, num primeiro nível, um conjunto de categorias progressivamente desenvolvido e, num segundo nível, o estabelecimento de relações entre os elementos identificados na etapa anterior. As professoras mostraram ser sensíveis a alguns aspectos dos novos programas. No entanto, debatem-se com diversos dilemas na sua actividade, muito em especial no que se refere ao papel a dar ao cálculo. Este estudo evidencia também alguns limites do trabalho colaborativo. Este mostrou proporcionar mais informação e novo conhecimento às professoras mas não as levou a pôr em causa as suas concepções e práticas fundamentais. Conclui-se que, a par da criação de oportunidades de discutir e repensar as concepções, é indispensável que os professores se disponham a modificar a sua atitude profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.