Apoiando as inquirições matemáticas dos alunos através da leitura

Autores

  • Marjorie Siegel Teachers College, Columbia University, EUA
  • Raffaella Borasi University of Rochester, Warner School of Education, EUA
  • Judith Fonzi University of Rochester, Warner School of Education, EUA

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22707

Palavras-chave:

Comunicação, Construtivismo, Línguagem e matemática, Leitura

Resumo

O propósito deste artigo é identificar funções especificas que a leitura, em combinação com a escrita e a expressão oral, pode cumprir na inquirição matemática e deste modo contribuir para uma melhor compreensão do modo como as experiências de inquirição podem ser planeadas e apoiadas nas aulas de matemática. Este propósito é atingido através de uma análise de 3 experiências de sala de aula em que alunos do ensino secundário se envolvem em "ciclos de inquirição" sobre tópicos bastante diferentes. Estas experiências de ensino foram desenvolvidas por uma equipa formada por professores, investigadores em educação matemática e um investigador da área da leitura no contexto da investigação-acção e da investigação sobre os professores. A análise dos dados permitiu identificar 30 funções da leitura que são características de diferentes elementos do ciclo de inquirição. Com base nestas descobertas sugerimos que a leitura pode cumprir diferentes papéis nas aulas de matemática baseadas na inquirição e que pode proporcionar aos alunos oportunidades únicas para aprender matemática.

Artigo publicado sob o título “Supporting Students’ Mathematical Inquires Through Reading”. Journal for Research in Mathematics Education, 29(4), 378-413,1998. Tradução elaborada por Fernando Nunes e Joana Porfírio e revista por Hélia Oliveira e Lurdes Serrazina.

Downloads

Publicado

1998-12-30

Como Citar

Siegel, M., Borasi, R., & Fonzi, J. (1998). Apoiando as inquirições matemáticas dos alunos através da leitura. Quadrante, 7(2), 99–142. https://doi.org/10.48489/quadrante.22707

Edição

Secção

Artigo Selecionado