Apoiando as inquirições matemáticas dos alunos através da leitura
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22707Palavras-chave:
Comunicação, Construtivismo, Línguagem e matemática, LeituraResumo
O propósito deste artigo é identificar funções especificas que a leitura, em combinação com a escrita e a expressão oral, pode cumprir na inquirição matemática e deste modo contribuir para uma melhor compreensão do modo como as experiências de inquirição podem ser planeadas e apoiadas nas aulas de matemática. Este propósito é atingido através de uma análise de 3 experiências de sala de aula em que alunos do ensino secundário se envolvem em "ciclos de inquirição" sobre tópicos bastante diferentes. Estas experiências de ensino foram desenvolvidas por uma equipa formada por professores, investigadores em educação matemática e um investigador da área da leitura no contexto da investigação-acção e da investigação sobre os professores. A análise dos dados permitiu identificar 30 funções da leitura que são características de diferentes elementos do ciclo de inquirição. Com base nestas descobertas sugerimos que a leitura pode cumprir diferentes papéis nas aulas de matemática baseadas na inquirição e que pode proporcionar aos alunos oportunidades únicas para aprender matemática.
Artigo publicado sob o título “Supporting Students’ Mathematical Inquires Through Reading”. Journal for Research in Mathematics Education, 29(4), 378-413,1998. Tradução elaborada por Fernando Nunes e Joana Porfírio e revista por Hélia Oliveira e Lurdes Serrazina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.