Vivências de duas professoras com as actividades de investigação

Autores

  • Hélia Oliveira Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2560-1641

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22708

Resumo

Este artigo baseia-se numa investigação que teve como objectivo principal analisar as perspectivas e práticas de duas professoras de Matemática, do 3° ciclo do ensino básico, referentes às actividades de investigação. No presente texto procura-se, em especial, discutir os desafios que a realização de tarefas de investigação matemática nas aulas coloca à prática das professoras, bem como o modo como enfrentam tais desafios, A metodologia adoptada neste estudo, de natureza qualitativa, incluiu a observação de aulas com registos áudio e vídeo, a realização de entrevistas de carácter biográfico, reflexões sobre as aulas e a elaboração de narrativas. Foram elaborados estudos de caso interpretativos das duas professoras, integrando a análise narrativa.

A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que as professoras consideram as actividades de investigação como situações ideais para a aula de Matemática, uma vez que se aproximam da actividade matemática autêntica, mas vêem alguma dificuldade na sua integração curricular, devido aos vários constrangimentos a que a sua prática está sujeita. Os principais desafios e tensões com que as professoras se confrontam na prática com as tarefas de investigação dizem respeito ao apoio a conceder ao aluno, ao lugar da justificação e da prova matemáticas e à realização de uma discussão final. Deste trabalho ressalta também a importância da reflexão dos professores para o desenvolvimento de competências relativas à gestão de aulas de investigação matemática, a qual foi estimulada pelo processo de análise narrativa.

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Publicado

1998-12-30

Como Citar

Oliveira, H. (1998). Vivências de duas professoras com as actividades de investigação. Quadrante, 7(2), 71–98. https://doi.org/10.48489/quadrante.22708

Edição

Secção

Artigos