Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática

Autores

  • Altair F. F. Polettini Departamento de Matemática e Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP - Rio Claro, SP, Brasil, Portugal
  • Neide C. Sabaraense Dep. Matemática- UNESP - Rio Claro, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22713

Palavras-chave:

Mudança, Desenvolvimento Profissional, Professor de Matemática, Reflexão, Percepção, Inovação

Resumo

Este artigo analisa as percepções de professores de Matemática sobre mudanças em seu pensamento e em sua prática durante a utilização de uma inovação como referência. Essa inovação, a série Experiências Matemáticas, foi elaborada com sugestões para o ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em São Paulo, Brasil, enfatizando uma abordagem construtivista. Esse material representou uma referência desafiadora para os professores e contribuiu para a reflexão sobre seu pensamento e sua prática. Mudanças ocorreram de forma gradual, no sentido de que eles adicionaram algumas estratégias ou metodologias à sua prática. Embora as mudanças possam não ter sido abrangentes, elas foram importantes para o próprio desenvolvimento profissional dos professores. 

Downloads

Publicado

1999-12-30

Como Citar

Polettini, A. F. F., & Sabaraense, N. C. (1999). Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática . Quadrante, 8(1&2), 189–212. https://doi.org/10.48489/quadrante.22713

Edição

Secção

Artigos