El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo

Autores

  • Pilar Azcárate Goded Departamento de Didáctica, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Cádiz, Espanha https://orcid.org/0000-0002-1306-5140

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22716

Palavras-chave:

Conhecimento profissional, resolução de problemas, formação

Resumo

Este artigo pretende ser uma breve reflexão sobre a possível elaboração de uma conceituação em torno do conhecimento profissional de professores de matemática, sua natureza, suas fontes, sua organização e sua evolução. Parte de um quadro global desenvolvido pelo grupo de professores e pesquisadores em que estamos trabalhando no desenvolvimento do Projeto Curricular IRES, cujo eixo fundamental é a ideia de que o desenvolvimento profissional dos professores deve estar sempre ligado à experimentação curricular e à pesquisa. educacional É através da investigação de problemas práticos e relevantes para a sua prática ou futura prática profissional que podemos facilitar o desenvolvimento de conhecimentos práticos profissionais significativos.

Publicado

1999-12-30

Como Citar

Azcárate Goded, P. (1999). El conocimiento profesional: Naturaleza, fuentes, organización y desarrollo. Quadrante, 8(1&2), 111–138. https://doi.org/10.48489/quadrante.22716

Edição

Secção

Artigos