Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada

Autores

  • Dario Fiorentini UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Rua Thomas Alberto Whately, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5536-0781
  • Adair Nacarato UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6724-2125
  • Renata Pinto UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22720

Palavras-chave:

Professor de matemática, Formação de professores de matemática, Educação continuada, Saber experiencial, Saber profissional

Resumo

Neste estudo são analisados os saberes experienciais que professores de matemática trazem/narram e sobre os quais refletem durante um curso de educação continuada. Após discutir teoricamente o problema da educação continuada de professores face aos saberes profissionais e, em particular, aos saberes da experiência docente, são analisadas três narrativas de experiências de aulas apresentadas durante um curso de educação continuada na cidade de 1tu, SP, Brasil. A análise das narrativas mostra que os saberes "em ação" que os professores produzem ao refletir sobre seu trabalho docente, são complexos e apresentam multiplicidade de sentidos. Mostra também que as leituras oriundas das ciências da educação, quando bem exploradas, são fundamentais para problematizar estes saberes e trazer um novo olhar sobre os mesmos. 

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Publicado

1999-12-30

Como Citar

Fiorentini, D., Nacarato, A., & Pinto, R. (1999). Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada. Quadrante, 8(1&2), 33–59. https://doi.org/10.48489/quadrante.22720

Edição

Secção

Artigos