O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática

Autores

  • Fátima Guimarães Didáctica e Formação, Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22721

Palavras-chave:

Professor, conhecimento profissional, conteúdo do conhecimento

Resumo

O presente artigo diz respeito a uma investigação, realizada no âmbito de uma tese de mestrado, que foi levada a cabo numa escola do 2° e 3° ciclos do Ensino Básico. Tendo como finalidade compreender o conhecimento profissional de duas professoras de Matemática do segundo ciclo, os seus objectivos foram conhecer as possíveis origens desse conhecimento, os aspectos principais que o caracterizam e, ainda, entender o modo como esses aspectos interactuam. Este artigo, incide sobre a substância do conhecimento profissional. Desta forma, após breve enquadramento teórico, apresenta-se a metodologia usada, caracterizam-se as duas professoras do estudo, identificando alguns traços comuns e em seguida, descreve-se o conteúdo do conhecimento das professores, procurando ilustrar as suas várias vertentes. 

Downloads

Publicado

1999-12-30

Como Citar

Guimarães, F. (1999). O conteúdo do conhecimento profissional de duas professoras de Matemática. Quadrante, 8(1&2), 5–32. https://doi.org/10.48489/quadrante.22721

Edição

Secção

Artigos