Orientações curriculares para o ensino da Estatística. Análise comparativa de três países

Autores

  • João Pedro da Ponte Centro de Investigação em Educação e Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6203-7616
  • Helena Fonseca Centro de Investigação em Educação e Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22729

Palavras-chave:

Estatística, Currículo, Comparações internacionais

Resumo

Em Portugal, a Estatística é um tema recente do currículo, havendo diversas perspectivas para o seu ensino. Uns, valorizam, sobretudo, os aspectos matemáticos da Estatística, outros, dão especial importância ao seu uso na análise e interpretação de dados, e outros, ainda, realçam o seu papel como linguagem de descrição da realidade. O presente artigo analisa os objectivos, conteúdos e orientações metodológicas relativamente a este tema e discute a sua importância curricular. Recorre a uma metodologia de análise documental, estudando as tendências internacionais e comparando o currículo português com o da Inglaterra e dos Estados Unidos da América. Esta comparação mostra que o currículo português confere proeminência aos aspectos matemáticos, nomeadamente os conceitos, cálculos e outros procedimentos e que o currículo inglês oficial e a organização americana do NCTM colocam em primeiro plano a Análise de Dados. Enquanto que, em Portugal, a Estatística é vista como um capítulo da Matemática, de importância menor, na Inglaterra e nos Estados Unidos ela é encarada como um tema autónomo que suporta a realização de investigações sobre problemas actuais. O artigo conclui que currículo português deveria assumir que a Estatística é um elemento fundamental da formação para a cidadania, evitando centrar-se, sobretudo, nos aspectos representacionais e computacionais. 

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Publicado

2001-06-30

Como Citar

Ponte, J. P. da, & Fonseca, H. (2001). Orientações curriculares para o ensino da Estatística. Análise comparativa de três países . Quadrante, 10(1), 93–132. https://doi.org/10.48489/quadrante.22729

Edição

Secção

Artigos