Significado e compreensão da distribuição normal em um curso introdutório de análise de dados
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22730Palavras-chave:
Significado e compreensão, distribución normal, enseñanza y aprendizaje de la estadística, ordenadoresResumo
Neste artigo descrevemos uma experiência de ensino de distribuição normal dentro de um curso de análise de dados baseado no uso de computadores e destinado a estudantes em seu primeiro ano de estudos universitários. Com base em um referencial teórico sobre o significado de objetos matemáticos, descrevemos vários elementos de significado da distribuição normal e analisamos os elementos específicos introduzidos pelo uso do computador. Avaliamos os conhecimentos adquiridos pelos nossos alunos ao final do curso, utilizando dois instrumentos: a) um questionário escrito; b) Três tarefas relacionadas a um novo arquivo de dados a ser resolvido com a ajuda do computador. Uma análise detalhada das respostas dos alunos mostra que eles aprenderam a usar o software e adquiriram muitos dos elementos de significado considerados no ensino. Ao contrário, observamos dificuldades na discriminação entre dados empíricos e modelos matemáticos, na interpretação de certos gráficos e resumos estatísticos e pouca capacidade de análise e síntese.
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