Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard

Autores

  • Robyn Zevenberger Griffith University, Australia

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22747

Palavras-chave:

Educação matemática, cidadania, multi-literacia, numeracia

Resumo

As formas de numeracia necessárias para a vida actual numa sociedade pós-moderna representam modos de conhecimento e processos qualitativamente diferentes dos necessários em épocas anteriores. A partir de alguns exemplos situados na realidade australiana, defende-se a ideia de que as escolas, os professores e os alunos jovens podem adoptar formas de conhecimento, no sentido de Habermas, no desenvolvimento de novas numeracias para exercerem uma cidadania informada e actual. Defende-se a ideia de que os alunos precisam de desenvolver novas formas de numeracias, incluindo numeracia crítica, se se pretende que sejam cidadãos competentes e confiantes nas sociedades pós-modernas.

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Publicado

2002-06-30

Como Citar

Zevenberger, R. (2002). Citizenship and Numeracy: Implications for Youth, Employment and Life Beyond the School Yard. Quadrante, 11(1), 29–39. https://doi.org/10.48489/quadrante.22747

Edição

Secção

Artigos