Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário

Autores

  • António Vicente Marafioti Garnica UNESP, Campus de Bauru e Rio Claro, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0750-8483
  • Dea Nunes Fernandes Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão–CEFET/MA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22751

Palavras-chave:

Formação de professores de Matemática, concepções

Resumo

Baseado em dissertação de mestrado recentemente defendida, este artigo tem como objetivo buscar compreensões acerca das concepções dos professores formadores de professores de Matemática em cursos universitários que, no Brasil, são chamados “Licenciaturas em Matemática”. Desenvolvido segundo uma abordagem qualitativa de pesquisa de inspiração fenomenológica, foram entrevistados nove professores que lecionam nas Licenciaturas em Matemática de três instituições públicas de ensino do Estado do Maranhão (Brasil). As respostas dos participantes foram separadas em unidades de significado e a partir destas foram formados grupos de significado. O discurso fragmentado dos participantes foi transformado em um discurso pleno que permitiu a percepção de uma doutrina que rege a prática educativa dos professores-formadores. Junto a essa doutrina, seguem esboçados alguns subsídios para que os atores no processo de formação de futuros professores de Matemática possam refletir sobre os “regimes de verdade” presentes nas Licenciaturas.

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Publicado

2002-12-30

Como Citar

Garnica, A. V. M., & Fernandes, D. N. (2002). Concepções de professores formadores de professores: exposição e análise de seu sentido doutrinário . Quadrante, 11(2), 75–98. https://doi.org/10.48489/quadrante.22751

Edição

Secção

Artigos