A utilização que os alunos fazem da calculadora gráfica nas aulas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22754Palavras-chave:
Calculadoras gráficas, Alunos, Matemática, Ensino SecundárioResumo
Este trabalho procura contribuir para o conhecimento e a compreensão da forma como os alunos utilizam a calculadora gráfica na aprendizagem da Matemática. A metodologia adoptada é de estudo de caso, sendo os participantes três alunos do 10º ano de escolaridade. A análise dos dados sugere que os alunos não possuem um conhecimento profundo sobre a calculadora, aspecto que de resto não valorizam. Aponta ainda para um recurso à máquina essencialmente para traçar gráficos e resolver equações/inequações, com um aproveitamento das potencialidades da tecnologia que fica aquém do que seria de esperar. A interpretação da informação veiculada pela máquina surge como a grande dificuldade que os alunos têm que enfrentar. Associada a estes aspectos surge a actuação do professor e, nomeadamente, a atenção que este dá à utilização que os alunos fazem da calculadora e o género de tarefas que propõe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.