O valor das interações virtuais e da dinâmica hipertextual no desenvolvimento profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22766

Palavras-chave:

Desenvolvimento do Conhecimento Profissional em Matemática, Mediação por Internet, Ações Profissionais Críticas

Resumo

Neste artigo são apresentadas contribuições de um processo teleinterativo para o desenvolvimento profissional docente em matemática e são identificadas algumas ações profissionais crítico-reflexivas mobilizadas na interação através de correio eletrônico. A pesquisa é parte de um estudo longitudinal cujo objetivo é analisar as implicações da dinâmica de trabalho por Internet implementada em um ambiente virtual construído para a formação continuada em geometria no Brasil. A atenção à reflexão pessoal e à socialização contínua de idéias em um coletivo profissional constituiu um fato relevante de um ambiente no qual o professor foi o protagonista e controlou o seu processo formativo. Além do mais, a dinâmica virtual possibilitou a todos os docentes tornarem-se responsáveis do trabalho colaborativo e desenvolverem distintas ações profissionais.

Downloads

Publicado

2003-12-30

Como Citar

Bairral, M. (2003). O valor das interações virtuais e da dinâmica hipertextual no desenvolvimento profissional docente. Quadrante, 12(2), 53–80. https://doi.org/10.48489/quadrante.22766

Edição

Secção

Artigos