O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor

Autores

  • Manuel Joaquim Saraiva Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior | Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8965-4438
  • João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6203-7616

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22767

Palavras-chave:

Conhecimento profissional, Desenvolvimento profissional, Trabalho colaborativo, Reflexão, Ensino da Matemática, Currículo

Resumo

Este artigo relata um estudo cujo objectivo era identificar factores que influenciam o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, no quadro da realização de trabalhos colaborativos, em ligação directa com a prática lectiva. Entre 1993 e 1997, dois professores de Matemática do ensino secundário e um investigador trabalharam na concretização dos novos programas desta disciplina. As reuniões da equipa foram audio-gravadas e transcritas e as aulas observadas dos dois professores foram gravadas em vídeo e transcritas. Paralelamente ao trabalho lectivo e de reflexão sobre as aulas, foram elaborados pareceres sobre as orientações curriculares, preparadas e proferidas comunicações em encontros de professores e elaborados artigos para revistas de educação matemática.

Os resultados do estudo reforçam a perspectiva que o desenvolvimento profissional é um processo que se realiza ao longo de períodos alargados de tempo e que a observação de aulas de outros professores constitui um poderoso ponto de partida para a reflexão sobre a prática profissional. Este estudo evidencia três factores susceptíveis de promover o desenvolvimento profissional: (i) o enquadramento favorável à experimentação e ao desenvolvimento profissional; (ii) o trabalho de equipa desenvolvido de forma reflexiva, segundo o ritmo, necessidades e interesse dos professores, no contexto natural do trabalho da escola; e (iii) o desejo de inovar e de fazer melhor.

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Publicado

2003-12-30

Como Citar

Saraiva, M. J., & Ponte, J. P. da. (2003). O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor . Quadrante, 12(2), 25–52. https://doi.org/10.48489/quadrante.22767

Edição

Secção

Artigos