A Matemática na educação familiar: Memórias escolares, ideias sobre a Matemática e relação educativa em grupos domésticos de baixa escolaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22768

Palavras-chave:

matemática, família, baixa escolaridade, classe popular, memórias escolares

Resumo

Utilizando uma metodologia de observação participante esta investigação apresenta memórias escolares, ideias sobre Matemática e episódios que ilustram o apoio familiar escolar para analisar a relação matemática-escola-família em grupos domésticos de baixa escolaridade. Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento de um conhecimento sistematizado e actualizado sobre a forma como o conhecimento escolar matemático se vai legitimando e utilizando na cultura quotidiana dos grupos sociais. Face ao desconhecimento dos conteúdos escolares e das práticas pedagógicas actuais, conclui-se que a instituição escolar deverá integrar formas de interacção com os grupos sociais que permitam dialogar sobre novas práticas e mudanças pedagógicas bem como sobre os novos tópicos do conhecimento matemático.

Downloads

Publicado

2003-12-30

Como Citar

Moreira, D. (2003). A Matemática na educação familiar: Memórias escolares, ideias sobre a Matemática e relação educativa em grupos domésticos de baixa escolaridade. Quadrante, 12(2), 3–23. https://doi.org/10.48489/quadrante.22768

Edição

Secção

Artigos