A Matemática na educação familiar: Memórias escolares, ideias sobre a Matemática e relação educativa em grupos domésticos de baixa escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22768Palavras-chave:
matemática, família, baixa escolaridade, classe popular, memórias escolaresResumo
Utilizando uma metodologia de observação participante esta investigação apresenta memórias escolares, ideias sobre Matemática e episódios que ilustram o apoio familiar escolar para analisar a relação matemática-escola-família em grupos domésticos de baixa escolaridade. Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento de um conhecimento sistematizado e actualizado sobre a forma como o conhecimento escolar matemático se vai legitimando e utilizando na cultura quotidiana dos grupos sociais. Face ao desconhecimento dos conteúdos escolares e das práticas pedagógicas actuais, conclui-se que a instituição escolar deverá integrar formas de interacção com os grupos sociais que permitam dialogar sobre novas práticas e mudanças pedagógicas bem como sobre os novos tópicos do conhecimento matemático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.