Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial

Autores

  • Manuela Valentina Sousa Departamento de Metodologias da Educação e Centro de Investigação em Educação | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
  • José António Fernandes Departamento de Metodologias da Educação e Centro de Investigação em Educação | Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2015-160X

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22772

Palavras-chave:

Formação inicial, formação académica, estágio pedagógico, articulação entre a teoria e a prática, dificuldades de professores estagiários de Matemática e origem das dificuldades

Resumo

Pretendendo contribuir para uma reflexão acerca da formação inicial de professores de Matemática, neste artigo relata-se um estudo sobre as dificuldades sentidas por professores estagiários e sua relação com a formação inicial no contexto de um curso de formação de professores de Matemática de uma Universidade. No estudo, de natureza qualitativa, participaram cinco professores estagiários de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que realizaram o estágio pedagógico em escolas do distrito de Braga, e os respectivos orientadores de escola. A entrevista constituiu o principal método de recolha de dados.

Em termos de resultados, verificou-se que as suas dificuldades tiveram origem, principalmente, na sua formação académica (formação anterior ao estágio pedagógico). Mais especificamente, verificou-se que os professores estagiários têm uma imagem negativa relativamente à sua formação académica e consideram-na muito teórica, insuficiente e desajustada da realidade. Tais resultados destacam a necessidade de repensar a formação inicial de professores, quer ao nível da formação académica quer ao nível da formação prática, incluindo o estágio pedagógico.

Downloads

Publicado

2004-06-30

Como Citar

Sousa, M. V., & Fernandes, J. A. (2004). Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial. Quadrante, 13(1), 91–113. https://doi.org/10.48489/quadrante.22772

Edição

Secção

Artigos