O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Cristina Martins Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22773

Palavras-chave:

Avaliação, reflexão, formação inicial de professores, estágio pedagógico, portfolio

Resumo

 Este artigo relata um estudo cujo principal objectivo era verificar se o uso de portfolios durante o estágio pedagógico da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza, contribui para o desenvolvimento da reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e, especificamente, sobre o processo de avaliação, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O estudo foi desenvolvido no contexto da formação inicial de professores, concretamente, na disciplina de Prática Pedagógica II (estágio pedagógico) do Curso de Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza.

Os resultados obtidos basearam-se na interpretação das entrevistas realizadas e na análise de conteúdo efectuada a alguns dos constituintes dos portfolios. A discussão dos resultados apresentada incide na reflexão efectuada pelas estagiárias sobre o processo de avaliação durante o decurso da experiência realizada e permite concluir que o uso de portfolios pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento da capacidade de reflexão. O estudo conclui ainda que a utilização de portfolios favoreceu a comunicação entre o estagiário e o supervisor contribuindo para a melhoria da qualidade no processo de supervisão.

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Publicado

2004-06-30

Como Citar

Martins, C. (2004). O uso de portfolios na formação inicial de professores de matemática. Quadrante, 13(1), 63–89. https://doi.org/10.48489/quadrante.22773

Edição

Secção

Artigos