A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico

Autores

  • Catarina Delgado Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
  • João Pedro da Ponte Centro de Investigação em Educação | Departamento de Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6203-7616

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22774

Palavras-chave:

Reflexão, Conhecimento profissional, Ensino da Matemática, Formação inicial, Narrativa

Resumo

Este artigo discute o modo como três futuras professores do 1º ciclo do ensino básico reflectem sobre as suas práticas de ensino da Matemática, analisando os factores que as influenciam. A abordagem metodológica é qualitativa, de cunho interpretativo, baseada em três estudos de caso. As participantes frequentam o 4º ano do curso de uma escola superior de educação, tendo diferentes níveis de desempenho nas disciplinas já realizadas. A recolha de dados envolve duas entrevistas semi-estruturadas e três momentos de reflexão.

A análise de dados inclui a construção de narrativas bem como análise documental. Os resultados do estudo sugerem que as experiências anteriores das futuras professoras com a Matemática influenciam o trabalho que realizam com os seus alunos. Nalguns casos, essas experiências constituem exemplos contrários ao que tencionam fazer. As dificuldades que revelam em colocar em prática algumas das suas intenções iniciais parecem, em grande parte, resultar do seu fraco conhecimento matemático. As insuficiências neste domínio sobressaem, sobretudo, nas situações imprevistas que surgem na sala de aula e nos momentos de reflexão sobre a prática. As três futuras professoras são unânimes quanto à importância que os momentos de prática assumem no desenvolvimento do seu conhecimento profissional. Salientam aspectos mais directamente relacionados com questões pedagógicas, nomeadamente, as aprendizagens efectuadas relativamente à gestão da aula.

O estudo aponta para a necessidade de se valorizar a reflexão sobre os aspectos mais directamente relacionados com o ensino da Matemática durante os momentos de prática pedagógica dos futuros professores.

Downloads

Publicado

2004-06-30

Como Citar

Delgado, C., & Ponte, J. P. da. (2004). A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico . Quadrante, 13(1), 31–61. https://doi.org/10.48489/quadrante.22774

Edição

Secção

Artigos