A Matemática na Expressão Plástica

Autores

  • Sónia Martins Félix Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança) Programa Integrado de Educação e Formação, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22788

Palavras-chave:

Matemática, Expressão Plástica, Técnicas de Expressão Plástica, Observação, interpenetração matemática/arte

Resumo

Este artigo relata um estudo que tem como problema central estudar a forma como os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, estabelecem relações entre a Expressão Plástica e a Matemática, tendo como ponto de partida algumas técnicas seleccionadas de Expressão Plástica. Para o aprofundamento e contextualização da problemática, foram definidas algumas questões para investigação de forma a operacionalizar o estudo:

a) Que conhecimentos matemáticos revelam os alunos quando falam sobre as suas produções plásticas?

b) Que técnicas de Expressão Plástica potenciam um discurso rico em conhecimentos matemáticos?

A abordagem metodológica escolhida foi do tipo qualitativo, com uma primeira fase exploratória, precedida de um estudo de caso múltiplo. Os dados foram recolhidos a partir das observações, elementos plásticos e testemunhos dos alunos ao longo das sessões de trabalho. Relativamente aos resultados obtidos é de salientar a diversidade de conceitos matemáticos identificados pelos próprios alunos. Em todos os casos, são apontadas as figuras geométricas e a existência de linhas rectas e curvas como elementos predominantes nas suas composições.

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Publicado

2005-06-30

Como Citar

Martins Félix, S. (2005). A Matemática na Expressão Plástica. Quadrante, 14(1), 67–87. https://doi.org/10.48489/quadrante.22788

Edição

Secção

Artigos