A Matemática na Expressão Plástica
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22788Palavras-chave:
Matemática, Expressão Plástica, Técnicas de Expressão Plástica, Observação, interpenetração matemática/arteResumo
Este artigo relata um estudo que tem como problema central estudar a forma como os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, estabelecem relações entre a Expressão Plástica e a Matemática, tendo como ponto de partida algumas técnicas seleccionadas de Expressão Plástica. Para o aprofundamento e contextualização da problemática, foram definidas algumas questões para investigação de forma a operacionalizar o estudo:
a) Que conhecimentos matemáticos revelam os alunos quando falam sobre as suas produções plásticas?
b) Que técnicas de Expressão Plástica potenciam um discurso rico em conhecimentos matemáticos?
A abordagem metodológica escolhida foi do tipo qualitativo, com uma primeira fase exploratória, precedida de um estudo de caso múltiplo. Os dados foram recolhidos a partir das observações, elementos plásticos e testemunhos dos alunos ao longo das sessões de trabalho. Relativamente aos resultados obtidos é de salientar a diversidade de conceitos matemáticos identificados pelos próprios alunos. Em todos os casos, são apontadas as figuras geométricas e a existência de linhas rectas e curvas como elementos predominantes nas suas composições.
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