Papel das representações na construção da compreensão matemática dos alunos do 1º ciclo

Autores

  • Nuno Valério Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º ciclo, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22789

Palavras-chave:

Compreensão, Representações formais, Representações informais, Representações externas, Resolução de problemas

Resumo

O estudo no qual se baseia este artigo, tem como objectivo perceber como se constroem e evoluem as representações externas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Tenta-se ainda perceber qual é a influência dessas representações na compreensão dos alunos quando realizam problemas matemáticos.

O estudo decorreu numa turma do 3º ano de escolaridade tendo-se focado a atenção num grupo de quatro alunos em que o investigador foi o próprio professor. Foi utilizada uma metodologia qualitativa na qual se consideraram um conjunto de situações problemáticas que foram agrupadas em tarefas aditivas e de divisão.

De um modo geral verifica-se que as representações próprias dos alunos são utilizadas na resolução de outras situações problemáticas semelhantes e são posteriormente desenvolvidas. Nas tarefas analisadas, os elementos icónicos e esquemas que os alunos representam têm um papel significativo no desenrolar da actividade. Foram identificados vários indicadores da existência de compreensão dos alunos ao longo da resolução das tarefas, a nível dos registos que efectuaram, pelas manifestações verbais que fizeram e pelo confronto com o erro. A construção de representações e a sua formalização com compreensão passa por um processo nos quais se evidenciam as influências do professor, dos restantes alunos, e de aprendizagens anteriores destes.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Valério, N. (2005). Papel das representações na construção da compreensão matemática dos alunos do 1º ciclo . Quadrante, 14(1), 37–65. https://doi.org/10.48489/quadrante.22789

Edição

Secção

Artigos