Actividades de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade

Autores

  • Ana Maria Jesus Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros, Portugal
  • Lurdes Serrazina Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3781-8108

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22790

Palavras-chave:

Aprendizagem, Tarefas matemáticas, Actividades matemáticas de natureza investigativa, Ambiente de sala de aula

Resumo

O presente artigo procura compreender de que modo os alunos se envolvem em actividades matemáticas de natureza investigativa. Utilizou uma metodologia qualitativa e interpretativa, apresentando os casos de quatro alunos com níveis de desempenho diferenciados, de uma turma do 3º ano de escolaridade, leccionada pela primeira autora deste texto. A recolha de dados foi realizada por observação participante, apoiada em i) gravações áudio e vídeo das aulas, e ii) documentos produzidos pelos alunos. Também as conversas informais com os alunos foram um contributo bastante valioso.

Os dados mostram que os alunos, inicialmente, davam por terminada a actividade, assim que obtinham uma resposta e não procuravam encontrar outras possíveis, pedindo a imediata validação do trabalho. No entanto, à medida que o estudo ia progredindo, a maioria dos alunos deixa de ser tão dependente da professora e assume uma atitude mais crítica relativamente ao seu trabalho. Passa a encarar as actividades com mais naturalidade e, progressivamente, vai-se adaptando a este modo de trabalhar.

O estudo conclui, que na generalidade, o envolvimento nas actividades matemáticas de natureza investigativa proporcionou momentos de entusiasmo e alegria. Ao serem desafiados, os alunos, mostraram motivação e persistência em encontrar o caminho conducente à sua realização. Tal envolvimento, além de desenvolver capacidades como o raciocínio e a comunicação, permitiu aprofundar conhecimentos anteriormente estudados, assim como, a apropriação de novos conceitos, ao mesmo tempo, que desenvolveu hábitos de trabalho cooperativo, sentido crítico e autonomia.

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Publicado

2005-06-30

Como Citar

Jesus, A. M., & Serrazina, L. (2005). Actividades de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade . Quadrante, 14(1), 3–35. https://doi.org/10.48489/quadrante.22790

Edição

Secção

Artigos