A integração de tarefas de investigação no ensino e aprendizagem das sucessões
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22796Palavras-chave:
Tarefa, Investigação matemática, Resolução de problemas, Aprendizagem, Sucessão, Conexões matemáticasResumo
Este artigo baseia-se num estudo em que um dos seus objectivos era analisar a forma como as investigações matemáticas se poderiam articular com outro tipo de tarefas e estudar a aprendizagem e o desempenho dos alunos daí resultante.
Usou-se uma metodologia qualitativa, onde a professora (a primeira autora do presente artigo) assumiu também o papel de investigadora, actuando como agente reflexiva da sua própria prática profissional. Foram elaboradas cinco tarefas de investigação e implementadas numa das suas turmas do 11º ano, no capítulo das Sucessões, no ano lectivo 2002/03. Recolheram-se e analisaram-se relatórios e reflexões críticas dos alunos sobre a sua actividade matemática em torno das tarefas de investigação, bem como reflexões registadas pela professora no seu diário de registos. Foram feitas ainda entrevistas a cinco grupos de dois alunos, gravadas em áudio e depois transcritas.
Os resultados do estudo reforçam a perspectiva de que é possível cumprir o programa de Matemática mesmo implementando tarefas de investigação na sala de aula, desde que as aulas com investigações sejam alternadas com outras com exposição dialogante, com resolução de problemas e com a resolução de exercícios. Reforçam, também, a perspectiva de que as tarefas de investigação, com as suas resoluções apresentadas e discutidas com toda a classe, podem promover uma actividade matemática que conduza ao desenvolvimento conceptual e de competências transversais e ao estabelecimento de conexões matemáticas.
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