Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22797

Palavras-chave:

Números negativos, Aprendizagem, Dificuldades dos alunos

Resumo

Apresentamos os resultados de uma experiência de aula sobre a aprendizagem dos números negativos, com alunos do ensino secundário que apresentavam dificuldades gerais de aprendizagem em Matemática. O estudo centrou-se sobre a forma como os alunos realizam traduções da dimensão da recta para as dimensões abstracta e contextual, no que se refere ao conceito, à ordem, à adição e à subtracção de números negativos. Realizou-se uma análise dos erros cometidos, distinguindo os erros de interpretação das representações que os alunos lêem ou fazem na recta, dos erros de escrita que cometem ao fazer as representações, analisando-se, para além disso, como os alunos realizam as actividades de tradução entre as várias dimensões.

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Bruno, A., & Cabrera, N. (2005). Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos. Quadrante, 14(2), 25–41. https://doi.org/10.48489/quadrante.22797

Edição

Secção

Artigos