Momentos reflexivos e metacognição na teleformação continuada em Matemática

Autores

  • Marcelo Bairral Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5432-9261
  • Joaquim Giménez Rodriguez Departamento de Ciências Experimentais e da Matemática Universidade de Barcelona, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22798

Palavras-chave:

Discurso docente em ação, Desenvolvimento profissional, Contextos integradores, Momentos reflexivos

Resumo

Analisar comportamentos e discursos profissionais docentes compartidos e construídos em uma determinada comunidade de aprendizagem, constitui uma importante demanda da pesquisa educacional. Esta investigação apresenta um estudo de caso com uma professora de matemática no qual se confrontam e analisam comportamentos docentes em diferentes espaços comunicativos de um ambiente virtual implementado para o desenvolvimento profissional em geometria.

Especificamente, (i) identifica indícios de melhora em aspectos do conteúdo do conhecimento profissional, e (ii) apresenta e analisa momentos de reflexão metacognitiva e contextos integradores no processo de desenvolvimento professional crítico. A construção colaborativa do conhecimento profissional do professor a partir de distintas teleinterações crítico-metacognitivas, bem como a explicitação de dificuldades metodológicas inerentes ao ambiente formativo são aspectos destacados nas conclusões do estudo.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Bairral, M., & Giménez Rodriguez, J. (2005). Momentos reflexivos e metacognição na teleformação continuada em Matemática . Quadrante, 14(2), 3–23. https://doi.org/10.48489/quadrante.22798

Edição

Secção

Artigos