Momentos reflexivos e metacognição na teleformação continuada em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22798Palavras-chave:
Discurso docente em ação, Desenvolvimento profissional, Contextos integradores, Momentos reflexivosResumo
Analisar comportamentos e discursos profissionais docentes compartidos e construídos em uma determinada comunidade de aprendizagem, constitui uma importante demanda da pesquisa educacional. Esta investigação apresenta um estudo de caso com uma professora de matemática no qual se confrontam e analisam comportamentos docentes em diferentes espaços comunicativos de um ambiente virtual implementado para o desenvolvimento profissional em geometria.
Especificamente, (i) identifica indícios de melhora em aspectos do conteúdo do conhecimento profissional, e (ii) apresenta e analisa momentos de reflexão metacognitiva e contextos integradores no processo de desenvolvimento professional crítico. A construção colaborativa do conhecimento profissional do professor a partir de distintas teleinterações crítico-metacognitivas, bem como a explicitação de dificuldades metodológicas inerentes ao ambiente formativo são aspectos destacados nas conclusões do estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.