Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22800

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional de professores, Formação de professores de Matemática, Práticas reflexivas, Práticas colaborativas, Práticas investigativas, Investigação de própria prática

Resumo

Este artigo apresenta uma meta-análise de estudos brasileiros que investigam a formação e o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática. Tomando-se como corpus de análise deste estudo um conjunto de onze pesquisas brasileiras traduzidas em teses e dissertações e concluídas no período de 1998 a 2003, este trabalho buscou, por contraste e inter-relacionamento, indícios de práticas que promovem o desenvolvimento profissional em diferentes contextos e espaços formativos.

A meta-análise foi desenvolvida em torno de duas modalidades de práticas:

1) práticas coletivas pontuadas por momentos de reflexão, colaboração e investigação;

2) outras práticas contributivas do desenvolvimento profissional.

As análises e interpretações produzidas forneceram resultados e indícios que permitem concluir que as práticas reflexivas, investigativas e colaborativas constituem uma poderosa tríade catalisadora do desenvolvimento profissional dos professores de Matemática.

No entanto, foram evidenciadas outras práticas que também são promotoras do desenvolvimento profissional: aquelas decorrentes da investigação e da reflexão sobre a própria prática; a produção de diários reflexivos sobre o processo de vir-a-ser-professor de Matemática; a participação ativa em processos de inovação curricular; a participação em projetos de formação inicial e continuada que tenham como eixo principal de formação docente a problematização e a reflexão sistemática da prática pedagógica.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Passos, C. L., Nacarato, A., Fiorentini, D., Miskulin, R. G., Grando, R. C., Gama, R., Megid, M. A., Freitas, M. T., & Vieira de Melo, M. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, 15(1&2), 193–219. https://doi.org/10.48489/quadrante.22800

Edição

Secção

Artigos