Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?

Autores

  • Fátima Guimarães Escola do Ensino Básico 2, 3 de Telheiras, Lisboa | Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22801

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Professor

Resumo

Neste artigo elabora-se sobre a conceptualização que a investigação tem apresentado sobre o desenvolvimento do professor. Após um breve apreciação sobre a evolução do conceito, ao longo dos tempos, salientam-se as suas perspectivas actuais. Evidenciam-se e discutem-se as três tendências (tropismos) recentes na conceptualização do desenvolvimento do professor que são indiciadoras de visão mais holística e complexa do conceito: uma deslocação do foco do estudo do objecto do desenvolvimento para o sujeito do desenvolvimento; a consideração não só do desenvolvimento do sujeito epistémico mas também ontológico; a assunção não só do desenvolvimento do sujeito individual mas também do sujeito social, passando o contexto (espacial e temporal) a ser entendido como parte integrante do desenvolvimento do professor.

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Publicado

2006-12-30

Como Citar

Guimarães, F. (2006). Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor?. Quadrante, 15(1&2), 169–192. https://doi.org/10.48489/quadrante.22801

Edição

Secção

Artigos