Desenvolvimento profissional do professor de Matemática em início de carreira no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22802Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional, Conhecimento profissional, Início de carreira, Choque de realidadeResumo
Este estudo pretende compreender como se desenvolve profissionalmente o professor de Matemática durante os três primeiros anos de docência, no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. A primeira, mais exploratória, consistiu no levantamento de informações, por meio de questionário, sobre como os recém-licenciados em Matemática da Unicamp enfrentaram a fase inicial da docência. Na segunda, foi desenvolvido um estudo de caso da única recém-licenciada da Unicamp que continuava lecionando em escola pública.
A análise do caso foi desenvolvida a partir de três eixos: trajetória de formação pessoal e acadêmico-profissional; mobilização e (re)significação dos saberes docentes na prática escolar; desafios enfrentados na escola pública durante os primeiros anos de docência.
Os resultados, de um lado, confirmam aqueles obtidos em outros países em relação ao “choque de realidade” e aos desafios e dilemas vividos nessa fase e, de outro, mostram o quanto é difícil ao professor de Matemática, mesmo com boa formação profissional, sobreviver com dignidade e trabalho produtivo na escola pública brasileira. Este estudo, entretanto, apresenta indícios de que a colaboração entre professores e formadores, nessa fase, representa um fator essencial ao desenvolvimento profissional.
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