Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras

Autores

  • Ana Cristina Ferreira Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (NIEPEM) Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22803

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Ensino da Matemática, Trabalho colaborativo

Resumo

Esse artigo descreve e comenta duas experiências de desenvolvimento profissional envolvendo professores, futuros professores e pesquisadores. O primeiro grupo (Campinas), formado por quatro professoras de Matemática da rede pública de Campinas e duas professoras da universidade, trabalhou intensamente ao longo de um ano. O segundo grupo, constituído por professores de Matemática da região de Ouro Preto, futuros professores de Matemática e professores da universidade, reúne-se há três anos em cursos semestrais cujos temas são definidos pelos participantes. Nesse caso, embora alguns participantes se mantenham desde o primeiro curso, existem mudanças a cada semestre e novos integrantes passam a compor o grupo.

Os resultados evidenciam que em ambos os casos existe uma ampliação do conhecimento matemático e do conhecimento didático dos envolvidos, bem como maior disposição para a criação e implementação de atividades em sala de aula. Além disso, os dois grupos vieram a se constituir como espaços de troca e reflexão autênticos, ou seja, espaços nos quais os participantes se sentem à vontade para expressar suas dúvidas e dificuldades, pedir ajuda e compartilhar idéias.

Contudo, existem diferenças entre eles. O primeiro grupo alcançou um nível mais profundo de reflexão e repercussão em sua prática pedagógica. Já no segundo, talvez devido à rotatividade e a características próprias, tal processo se desenvolve de modo mais lento. Este grupo todavia, possui características que o tornam mais viável e operacional e pode ser aprimorado. Os resultados evidenciam a riqueza da troca de experiências entre os participantes e a transformação lenta, gradativa, mas significativa da prática docente.

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Publicado

2006-12-30

Como Citar

Ferreira, A. C. (2006). Trabalho colaborativo e desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Reflexões sobre duas experiências brasileiras . Quadrante, 15(1&2), 121–144. https://doi.org/10.48489/quadrante.22803

Edição

Secção

Artigos