Aprendizaje colaborativo y formación de asesores en matemáticas: Análisis de un caso

Autores

  • Carolina Rey Departamento de Innovación y Formación Didáctica Universidad de Alicante, Espanha
  • Carmen Penalva Departamento de Innovación y Formación Didáctica Universidad de Alicante, Espanha
  • Salvador Llinares Departamento de Innovación y Formación Didáctica Universidad de Alicante, Espanha https://orcid.org/0000-0002-0801-316X

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22804

Palavras-chave:

Apendizagem colaborativa, Orientadores, Conhecimento profissional, Formação de professores, Instrumento conceptual, Interacção, Reflexão sobre a prática

Resumo

Neste estudo analisamos como professores do ensino primário atribuem sentido à informação procedente da àrea da Didáctica da Matemática num curso de orientadores, quando envolvidos num ambiente de aprendizagem interactiva. Este ambiente articula-se em torno da reflexão sobre um problema profissional e mediante a participação em debates virtuais e presenciais. Os problemas profissionais em que incidiu a reflexão foram: diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino primário e planificar uma intervenção focando o ensino do algoritmo da divisão tendo em conta as causas dessas dificuldades.

Os resultados obtidos indicam que os professores fazem um uso progressivo da informação teórica sobre a aprendizagem matemática quando descrevem e justificam as dificuldades que os alunos têm com esse algoritmo. Neste contexto, a construção do conhecimento profissional evidencia-se pelo modo como os professores negociavam o significado das ideias teórias e o modo como relacionavam as diferentes ideias para explicar as dificuldades dos alunos. Uma implicação destes resultados é que a interacção colaborativa entre professores na resolução de problemas profissionais é um apoio à operacionalização das ideias teóricas e à sua aprendizagem.

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Rey, C., Penalva, C., & Llinares, S. (2006). Aprendizaje colaborativo y formación de asesores en matemáticas: Análisis de un caso. Quadrante, 15(1&2), 95–120. https://doi.org/10.48489/quadrante.22804

Edição

Secção

Artigos