Colaborando a propósito da argumentação na aula de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22805Palavras-chave:
Argumentação em Matemática, Ensino da Matemática, Trabalho colaborativo, Investigação colaborativaResumo
Este artigo tem por referência um estudo cujos objectivos foram (1) descrever e analisar o trabalho de duas professoras orientado para o envolvimento dos seus alunos em actividades de argumentação matemática; e (2) compreender potencialidades e problemas emergentes do desenvolvimento de um projecto de investigação colaborativa centrado na reflexão sobre as práticas destas professoras.
Cada um destes dois objectivos originou um grupo de conclusões. Cinjo-me, no artigo, a conclusões associadas ao segundo objectivo. Em particular, procurarei ilustrar que um trabalho em colaboração cuja equipa inclui pessoas com formações, experiências e perspectivas diversificadas e em que a reflexão sobre a prática tem um lugar privilegiado, pode constituir um contexto significativamente favorável ao desenvolvimento do professor.
Com efeito, a análise do discurso das professoras associado à experiência de participação no projecto, permite evidenciar, nomeadamente a emergência de novas perspectivas sobre a argumentação na aula de Matemática e modos de a facilitar, o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica e organizada sobre a própria prática e de competências na área da comunicação e o aprofundamento do conhecimento teórico, do conhecimento didáctico e do conhecimento de si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.