Colaborando a propósito da argumentação na aula de Matemática

Autores

  • Ana Maria Boavida Escola Superior de Educação de Setúbal|Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9324-3110

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22805

Palavras-chave:

Argumentação em Matemática, Ensino da Matemática, Trabalho colaborativo, Investigação colaborativa

Resumo

Este artigo tem por referência um estudo cujos objectivos foram (1) descrever e analisar o trabalho de duas professoras orientado para o envolvimento dos seus alunos em actividades de argumentação matemática; e (2) compreender potencialidades e problemas emergentes do desenvolvimento de um projecto de investigação colaborativa centrado na reflexão sobre as práticas destas professoras.

Cada um destes dois objectivos originou um grupo de conclusões. Cinjo-me, no artigo, a conclusões associadas ao segundo objectivo. Em particular, procurarei ilustrar que um trabalho em colaboração cuja equipa inclui pessoas com formações, experiências e perspectivas diversificadas e em que a reflexão sobre a prática tem um lugar privilegiado, pode constituir um contexto significativamente favorável ao desenvolvimento do professor.

Com efeito, a análise do discurso das professoras associado à experiência de participação no projecto, permite evidenciar, nomeadamente a emergência de novas perspectivas sobre a argumentação na aula de Matemática e modos de a facilitar, o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica e organizada sobre a própria prática e de competências na área da comunicação e o aprofundamento do conhecimento teórico, do conhecimento didáctico e do conhecimento de si.

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Publicado

2006-12-30

Como Citar

Boavida, A. M. (2006). Colaborando a propósito da argumentação na aula de Matemática. Quadrante, 15(1&2), 65–93. https://doi.org/10.48489/quadrante.22805

Edição

Secção

Artigos