La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22806

Palavras-chave:

Formação de professores, Estratégias de formação, Concepções, Reflexão, Trabalho colaborativo

Resumo

No presente artigo apresentamos os primeiros resultados duma investigação sobre o desenvolvimento profissional dos professores. As informações analisadas permitem caracterizar as ideias dos futuros professores e a possível evolução causada por um processo formativo desenvolvido com base em princípios metodológicos em que se promove a reflexão e o trabalho colaborativo entre os participantes.

Esta análise incide na grande dificuldade desta evolução. durante o seu período de formação, os futuros professores, mostram um significativo avanço nas suas argumentações e nos seus discursos, ideias que ficam muito longe no momento de fazer suas propostas de intervenção.

Isto indica-nos a grande ausência de referentes reais e a força de suas ideias, assim como a dificuldade de trabalhar com base em processos formativos vinculados a contextos institucionais, longe da realidade das aulas, como é o caso da formação inicial em Espanha.

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Azcárate, P., & Castro, L. (2006). La evolución de las ideas profesionales y la reflexión: Un binomio necesario. Quadrante, 15(1&2), 33–64. https://doi.org/10.48489/quadrante.22806

Edição

Secção

Artigos