Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática

Autores

  • Luís Menezes Escola Superior de Educação de Viseu | Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8978-8900
  • João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6203-7616

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22807

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Reflexão, Colaboração, Investigação sobre a prática, Comunicação, Padrões de interacção, Conhecimento didáctico, Conhecimento matemático

Resumo

Este artigo analisa como se desenvolvem profissionalmente professores do 1.º ciclo do ensino básico no que respeita à reflexão, conhecimento didáctico e práticas profissionais, quando participam num projecto de investigação colaborativo focado na comunicação matemática.

O estudo, que assumiu uma metodologia de investigação interpretativa e um design de estudo de caso, decorreu ao longo de quase dois anos, tendo como participantes três professores do 1.º ciclo. Os resultados mostram que os professores se desenvolveram profissionalmente em várias dimensões. Em particular, desenvolveram a sua capacidade de reflexão, passando de formas simples como recordar e narrar para outras mais elaboradas como pesquisa sistemática. Além disso, evoluíram de forma significativa nas suas práticas de comunicação na aula, adoptando padrões de interacção centrados na discussão, com base na realização de tarefas problemáticas.

O seu conhecimento didáctico mostrou-se muito sensível ao conhecimento matemático, tendo nuns professores actuado como limitador e noutros como facilitador do pensamento e acção. Para o seu desenvolvimento profissional parecem ter contribuído significativamente a reflexão, o cunho colaborativo do projecto e a sua feição investigativa.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Menezes, L., & Ponte, J. P. da. (2006). Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática. Quadrante, 15(1&2), 3–32. https://doi.org/10.48489/quadrante.22807

Edição

Secção

Artigos