O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22816

Palavras-chave:

pensamento algébrico, aritmética generalizada, pensamento funcional, tarefas com potencial algébrico, representações múltiplas, papel do professor

Resumo

Este artigo discute o conceito de pensamento algébrico, analisando aspectos essenciais que o caracterizam e duas das suas principais vertentes: a aritmética generalizada e o pensamento funcional.  De seguida, identifica o lugar do pensamento algébrico nas actuais orientações curriculares em Matemática para os primeiros anos, com particular incidência no novo programa de Matemática do ensino básico português.

Por último, equaciona três aspectos a observar com vista ao desenvolvimento do pensamento algébrico na sala de aula: as tarefas e as características que lhe conferem potencial algébrico; as representações matemáticas convencionais e não convencionais, que constituem recursos para raciocínio algébrico e sua expressão por parte dos alunos; e o papel do professor, que deve criar uma cultura de sala de aula adequada à discussão e confronto de ideias, à argumentação e à construção colectiva de generalizações matemáticas. O artigo apoia-se na investigação recente de referência no domínio do pensamento algébrico, ilustrada com episódios de sala de aula de 1.º e 2.º ciclos recolhidos em 2006/2007 e 2007/2008.

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Publicado

2007-12-30

Como Citar

Canavarro, A. P. (2007). O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, 16(2), 81–118. https://doi.org/10.48489/quadrante.22816

Edição

Secção

Artigos