Estratégias usadas por alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de problemas em Combinatória
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22817Palavras-chave:
Combinatória, Alunos do 9.º ano de escolaridade, Estratégias espontâneasResumo
Neste artigo apresentam-se alguns dos principais resultados de um trabalho de investigação sobre raciocínios em Combinatória dos alunos de uma turma do 9.º ano de escolaridade. Para tal, foram realizadas entrevistas individuais aos alunos, usando um protocolo escrito que incluía 15 problemas de Combinatória, versando as operações combinatórias de permutações, arranjos com e sem repetição e combinações.
Por um lado, os resultados revelam que os alunos foram capazes de aplicar, espontaneamente, um conjunto de procedimentos sistemáticos na resolução dos problemas propostos; por outro lado, enfatizam a necessidade de corrigir e melhorar estas estratégias, perspectivando-se o ensino do tema como um meio para que os alunos adquiram completamente as operações combinatórias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright (c) pertence à Quadrante. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Quadrante e incluída a hiperligação para o site da revista.