Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores

Autores

  • João Pedro Ponte Centro de Investigação em Educação | Departamento de Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6203-7616
  • Paulo Oliveira Centro de Investigação em Educação | Departamento de Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
  • José Manuel Varandas Centro de Investigação em Educação | Departamento de Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
  • Hélia Oliveira Centro de Investigação em Educação | Departamento de Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2560-1641
  • Helena Fonseca Centro de Investigação em Educação | Departamento de Educação Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22819

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Matemática, Supervisão, Reflexão, Tecnologias de informação e comunicação, Fórum de discussão

Resumo

Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profi ssional dos respectivos autores.

Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de refl exão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura.

Downloads

Publicado

2007-12-30

Como Citar

Ponte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2007). Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores. Quadrante, 16(2), 3–26. https://doi.org/10.48489/quadrante.22819

Edição

Secção

Artigos