As crianças ciganas nas feiras e na escola — os seus métodos de cálculo mental
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22846Palavras-chave:
Diversidade Cultural, Etnomatemática, Cálculo Mental, Comunidade CiganaResumo
Este trabalho partiu da constatação da presença acentuada de diversidade étnica e cultural dos alunos nas nossas escolas. Dado existir ainda pouca investigação no âmbito da Matemática com a comunidade cigana, pareceu pertinente a realização de um trabalho de investigação centrado no cálculo mental nesta etnia. Assim, o problema estudado é a possível integração dos processos característicos de cálculo da comunidade cigana na educação matemática, numa perspectiva intercultural. Do estudo realizado, quer em ambiente escolar quer nas feiras, parece importante salientar a existência de um cálculo mental próprio usado pelas crianças e pelos adultos. A sua análise revelou destrezas de cálculo mental, sentido de operação bem desenvolvido, o valor posicional adquirido e métodos/estratégias próprios. Portanto, parece que a escola deverá reconhecer as aprendizagens significativas que estas crianças trazem consigo e possibilitar a convivência de toda a comunidade cigana e não cigana.
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