Análise histórica das práticas e discursos escritos sobre o ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos

Autores

  • Cristiani Rocco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22853

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Materiais Didáticos, Movimento da Matemática Moderna, História da Educação Matemática

Resumo

 Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que analisou os discursos escritos e as práticas referentes ao ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos, nas décadas de 60 e 70. Levando em consideração as orientações curriculares e metodológicas provenientes do Movimento da Matemática Moderna, analisamos o discurso escrito de quatro documentos normativos do Estado de Santa Catarina, Brasil, e entrevistámos sete professores a fim de compreender a prática de ensino de geometria. A análise dos documentos revela que Santa Catarina incorporou as ideias do movimento de reforma, recomendando o uso de diversos materiais para ensinar geometria no nível secundário. Apesar disso, observou-se que tanto as diretrizes para o ensino moderno de geometria como os materiais educativos recomendados só foram aplicados na prática em uma escala limitada. A Geometria continuou sendo ensinada de forma abstrata e formal, sendo rara a presença de materiais didáticos.

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

Rocco, C., & Flores, C. R. (2010). Análise histórica das práticas e discursos escritos sobre o ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos. Quadrante, 19(2), 59–80. https://doi.org/10.48489/quadrante.22853

Edição

Secção

Artigos