Análise histórica das práticas e discursos escritos sobre o ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22853Palavras-chave:
Ensino de Geometria, Materiais Didáticos, Movimento da Matemática Moderna, História da Educação MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que analisou os discursos escritos e as práticas referentes ao ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos, nas décadas de 60 e 70. Levando em consideração as orientações curriculares e metodológicas provenientes do Movimento da Matemática Moderna, analisamos o discurso escrito de quatro documentos normativos do Estado de Santa Catarina, Brasil, e entrevistámos sete professores a fim de compreender a prática de ensino de geometria. A análise dos documentos revela que Santa Catarina incorporou as ideias do movimento de reforma, recomendando o uso de diversos materiais para ensinar geometria no nível secundário. Apesar disso, observou-se que tanto as diretrizes para o ensino moderno de geometria como os materiais educativos recomendados só foram aplicados na prática em uma escala limitada. A Geometria continuou sendo ensinada de forma abstrata e formal, sendo rara a presença de materiais didáticos.
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