Exames de Matemática: continuidade na mudança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22854

Palavras-chave:

História do Ensino da Matemática, Avaliação, Exames, Imprensa

Resumo

Neste artigo, inicialmente, fazemos uma breve referência à reforma de 1947, nomeadamente no que respeita a exames. A seguir, por considerarmos que a imprensa periódica constitui uma importante fonte para o estudo da história da educação, apresentamos alguma da opinião difundida na imprensa sobre os exames, em geral, e os da disciplina de Matemática do 3º ciclo do ensino liceal, em particular, no período entre 1947 e 1974. Por último, expomos uma reflexão comparativa sobre o período referido e a actualidade, no que refere a polémicas sobre os exames que continuam a ter palco na imprensa. Pretendemos evidenciar que, as controvérsias que existem no presente e que tem vindo a emergir no centro dos debates nos media, principalmente em época de exames nacionais, esteve patente no Estado Novo, apesar do cariz ditatorial do mesmo.

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

Almeida, M. (2010). Exames de Matemática: continuidade na mudança. Quadrante, 19(2), 37–58. https://doi.org/10.48489/quadrante.22854

Edição

Secção

Artigos