Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no 7.º ano de escolaridade

Autores

  • António Borralho Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Portugal
  • Ana Paula Lopes Escola Secundária de Alcanena, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22855

Palavras-chave:

Literacia matemática, Sentido de número, números racionais

Resumo

Os números e a informação quantitativa surgem nos mais variados aspectos da vida de um cidadão o exercício da cidadania exige do indivíduo conhecimento e destreza com os números. Esta realidade faz com que à Matemática escolar se coloquem novos desafios no âmbito do ensino aprendizagem os números e operações nomeadamente o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. O objectivo do estudo que apresentamos neste artigo foi recolher evidências sobre o sentido de número de alunos do 3ºciclo, mais concretamente sobre o sentido de número racional dos alunos do 7º ano de escolaridade. Trata-se de uma investigação que procurou ter em conta a vasta e complexa rede de competências que caracterizam o sentido de número mas também os subconstructos que definem os números racionais.

O estudo mostrou que os alunos atribuem pouco significado aos números, às operações e aos contextos manifestando dificuldade quer na interpretação das situações quer na definição de estratégias apropriadas. Revelaram pouca compreensão dos números racionais escritos com recurso a outras formas de representação para além da fracção e da forma decimal e a maioria dos alunos evidenciou poucas competências de comparação e ordenação de números racionais.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Borralho, A., & Lopes, A. P. (2010). Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no 7.º ano de escolaridade. Quadrante, 19(2), 5–36. https://doi.org/10.48489/quadrante.22855

Edição

Secção

Artigos