Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no 7.º ano de escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.48489/quadrante.22855Palavras-chave:
Literacia matemática, Sentido de número, números racionaisResumo
Os números e a informação quantitativa surgem nos mais variados aspectos da vida de um cidadão o exercício da cidadania exige do indivíduo conhecimento e destreza com os números. Esta realidade faz com que à Matemática escolar se coloquem novos desafios no âmbito do ensino aprendizagem os números e operações nomeadamente o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. O objectivo do estudo que apresentamos neste artigo foi recolher evidências sobre o sentido de número de alunos do 3ºciclo, mais concretamente sobre o sentido de número racional dos alunos do 7º ano de escolaridade. Trata-se de uma investigação que procurou ter em conta a vasta e complexa rede de competências que caracterizam o sentido de número mas também os subconstructos que definem os números racionais.
O estudo mostrou que os alunos atribuem pouco significado aos números, às operações e aos contextos manifestando dificuldade quer na interpretação das situações quer na definição de estratégias apropriadas. Revelaram pouca compreensão dos números racionais escritos com recurso a outras formas de representação para além da fracção e da forma decimal e a maioria dos alunos evidenciou poucas competências de comparação e ordenação de números racionais.
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