O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo

Autores

  • Cristina Martins Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
  • Leonor Santos Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1283-032X

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22870

Palavras-chave:

Reflexão, Formação de professores, Ensino da Matemática, 1.º ciclo do ensino básico

Resumo

Neste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realizada recolha documental, em particular dos portefólios elaborados no âmbito do programa de formação. Deste estudo, é possível concluir que para Aida, Dora e Sara, professoras participantes neste estudo, a reflexão foi destacada como particularmente importante no âmbito do programa. Manifestaram diferentes preferências pelas formas de reflexão praticadas, divergiram também na consideração do portefólio como promotor da reflexão, bem como na incidência no conteúdo e níveis de profundidade das reflexões escritas realizadas.

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

Martins, C., & Santos, L. (2012). O Programa de Formação Contínua em Matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo . Quadrante, 21(1), 95–120. https://doi.org/10.48489/quadrante.22870

Edição

Secção

Artigos