Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática

Autores

  • Renata Meneghetti Instituto de Ciências Matemáticas de Computação da Universidade de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8482-4001
  • Aline Dutra Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22871

Palavras-chave:

Combinatória, Material didático, Formação de professores, Resolução de problemas, Aspetos lógico e intuitivo

Resumo

Neste artigo abordamos a aplicação de um material didático para o ensino de Análise Combinatória em um curso de formação de professores. Este material foi estruturado considerando-se a metodologia de resolução de problemas e uma proposta pedagógica segundo a qual o desenvolvimento do conhecimento matemático se dá mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo. Tivemos por objetivo analisar o potencial didático-pedagógico deste material neste tipo de curso. A aplicação seguiu uma metodologia de pesquisa qualitativa - estudo de caso - e se deu vinculada à disciplina de Prática de Ensino, num curso de Licenciatura em Matemática numa universidade pública do estado de São Paulo – Brasil. Esta experiência permitiu aos futuros professores vivenciarem o desenvolvimento de um conteúdo por meio de uma metodologia alternativa, mostrando-se como uma oportunidade de aprendizagem e reflexão e favorecendo uma mudança de postura desses alunos: de um enfoque tecnicista para uma abordagem mais significativa, com ênfase na construção do conhecimento. Acreditamos que experiências deste tipo possam refletir positivamente nas futuras atuações desses estudantes em sala de aula, enquanto professores.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Meneghetti, R., & Dutra, A. (2012). Análise combinatória numa abordagem alternativa: análise de uma aplicação em um curso de Licenciatura em Matemática. Quadrante, 21(1), 67–94. https://doi.org/10.48489/quadrante.22871

Edição

Secção

Artigos