Impacto da capacidade cognitiva e das atribuições causais no rendimento escolar na Matemática

Autores

  • Leandro Almeida Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0651-7014
  • Lúcia Miranda Universidade do Minho, Portugal
  • Ana Salgado Universidade do Minho, Portugal
  • Marta Silva Universidade do Minho, Portugal
  • Virgínia Martins Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22872

Palavras-chave:

Sucesso Escolar, Rendimento na Matemática, Atribuições causais, Capacidade cognitiva

Resumo

A capacidade cognitiva e a motivação académica têm sido frequentemente assumidas como as variáveis do aluno mais determinantes da sua aprendizagem e rendimento escolar. Neste estudo, operacionalizando a capacidade cognitiva através de uma bateria de testes de raciocínio e a motivação através de uma escala de atribuições causais, analisa-se o impacto de ambas as variáveis psicológicas no rendimento dos alunos na disciplina de Matemática. A amostra é formada por todos os alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola privada, com contrato de associação, do distrito de Braga. Os resultados mostram que a capacidade cognitiva se apresenta como o melhor preditor do rendimento escolar, havendo ainda parte da variância do rendimento na matemática associada, em sentido negativo, à atribuição causal do sucesso à sorte. Este dado sugere que alunos que não atribuem o seu rendimento ao acaso apresentam, em geral, melhores classificações escolares.

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Publicado

2019-07-19

Como Citar

Almeida, L., Miranda, L., Salgado, A., Silva, M., & Martins, V. (2019). Impacto da capacidade cognitiva e das atribuições causais no rendimento escolar na Matemática . Quadrante, 21(1), 55–66. https://doi.org/10.48489/quadrante.22872

Edição

Secção

Artigos