Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade

Autores

  • Paula Cristina Rebelo Escola E. B. 2, 3 Abel Varzim, Portugal
  • Alexandra Gomes IE/CIEC — Universidade do Minho, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5208-570X

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22874

Palavras-chave:

Desenvolvimento curricular, Geometria, Trabalho de projeto, Competências matemáticas

Resumo

Este artigo relata uma investigação efetuada em 2007 numa turma do 6.º ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adotando-se a metodologia de Trabalho de Projeto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Rebelo, P. C., & Gomes, A. (2012). Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade . Quadrante, 21(1), 3–28. https://doi.org/10.48489/quadrante.22874

Edição

Secção

Artigos