O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22877

Palavras-chave:

Raciocínio matemático, Ensino superior, Tarefas de investigação, Representações, Análise Numérica

Resumo

O desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos exige uma perceção aprofundada dos processos que lhe estão associados. Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa disciplina de Análise Numérica e tem como objetivo analisar os processos matemáticos utilizados por alunos universitários na exploração de tarefas de investigação e perceber o seu valor na promoção do raciocínio matemático. O estudo usou uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa baseada em três estudos de caso. Os dados foram recolhidos utilizando observação participante, relatórios de investigação elaborados pelos alunos e entrevistas realizadas após as tarefas. Os resultados revelam que a realização das tarefas de investigação contribuiu para promover o raciocínio matemático dos alunos, estimulando-os a experimentarem vários processos característicos da atividade matemática, incluindo a formulação de questões, a formulação e o teste de conjeturas, a generalização e, embora de modo mais incipiente, a sua justificação.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

Henriques, A. C. (2012). O raciocínio matemático na exploração de tarefas de investigação: Um estudo com alunos universitários. Quadrante, 21(2), 139–164. https://doi.org/10.48489/quadrante.22877

Edição

Secção

Artigos