A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48489/quadrante.22878

Palavras-chave:

pensamento algébrico, generalização, simbolização, discussão coletiva, perspetiva dialógica

Resumo

Este artigo reporta-se ao desenvolvimento da generalização enquanto processo de raciocínio matemático, no âmbito de uma experiência de ensino de promoção do pensamento algébrico em alunos do 4.º ano de escolaridade. Analisa os momentos de discussão coletiva de três tarefas em aula, relativas a diferentes fases da experiência de ensino, e procura compreender como a generalização emerge e se desenvolve ao longo do tempo nas práticas sociais de sala de aula, tendo em conta uma perspetiva dialógica de construção do conhecimento matemático. As aulas que dizem respeito a este estudo foram conduzidas pela investigadora (a primeira autora), tendo-se recorrido, essencialmente, ao registo vídeo das aulas para recolha dos dados. O estudo demonstra a importância dos momentos de discussão coletiva para a emergência e evolução da generalização e o surgimento e maturação da linguagem simbólica matemática como recurso para a expressão da generalização. Os alunos começam a encontrar formas de expressão das relações numéricas subjacentes à estratégia de cálculo explorada na primeira tarefa, fazendo emergir a generalização dessas relações matemática e, posteriormente, já conseguem expressar com bastante facilidade a generalização em linguagem natural e começam a evidenciar que estão num processo de atribuição de valor e sentido à linguagem matemática simbólica, enquanto expressão da generalização. O processo de desenvolvimento da expressão da generalização descrito neste estudo evidencia a sua construção coletiva, onde o produto final é resultado do trabalho da turma enquanto comunidade de investigação.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

Mestre, C., & Oliveira, H. (2012). A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano. Quadrante, 21(2), 111–138. https://doi.org/10.48489/quadrante.22878

Edição

Secção

Artigos